Com ajuda dos squads de alta performance, fintech registra saving equivalente a R$ 6 milhões no ano
Quando Tiago Leocadio, chegou para assumir o cargo de CTO na Grafeno, uma techfin que oferece soluções digitais para a jornada transacional entre credores, empresas e agentes desse ecossistema, tinha o grande desafio de diagnosticar o problema de trava nas entregas e trazer uma solução. Rapidamente, percebeu que a operação estava consumindo toda a capacity e era preciso reestruturar o time.
Com quase 100 pessoas na área de tecnologia, Tiago era responsável por cuidar de múltiplos produtos em produção, aumentar a vazão das entregas dentro do prazo esperado e iniciar o desenvolvimento de novos produtos, que estavam represados há meses.
Para este novo momento, colocou em ação uma estratégia que consistia em: aumentar a senioridade da equipe técnica, re-alocar as equipes de forma orientada às linhas de negócios e montar um ecossistema de parceiros para inovação.
“Era impossível que o mesmo time atuasse na operação do dia a dia e pensasse nessas transformações. Diante disso, decidi propor o conceito de ecossistema de parceiros de inovação e avaliei algumas alternativas para colocar essa ideia em prática, e juntamente com Bruno Zacarias, diretor de expansão e inovação, alavancar as inovações do grupo Grafeno , explica o CTO.
Nessa avaliação, percebeu que os fornecedores tradicionais de TI não seriam capazes de atender as necessidades da Grafeno, principalmente no que diz respeito à forma de trabalho. “Os fornecedores tradicionais são bons para construir sistemas internos e com escopo bem definido. Eu estava em busca de profissionais seniores em desenvolvimento de produtos digitais. São coisas muito diferentes.”.
Para isso, ele contou com o auxílio da BossaBox, parceira que aloca squads seniores de verdade com performance garantida, para desenvolver e implementar o seu projeto de inovação na Grafeno. “O que me chamou atenção na BossaBox é que trabalham com squads de produto altamente capacitados alocados em tempo recorde”.
Através da expertise de Leocadio e suporte da BossaBox, foi possível tirar 5 produtos do papel, sendo eles, a nova plataforma 360 que traz a experiência única e junção do ciclo do crédito ponta a ponta e o novo motor de emissão de ativos financeiros, que em breve promete revolucionar o mercado de capitais, e estabelecer um novo ecossistema de inovação com parceiros dentro da empresa. Desde então, já foram obtidos resultados valiosos provenientes dessa colaboração, tendo um impacto financeiro equivalente a R$ 6 milhões só no primeiro semestre de 2023.
“Hoje, no andamento da entrega, tenho muita visibilidade sobre o que está sendo feito e também garantia de alta performance, principalmente do time interno, que vem se tornando cada vez mais eficiente e apto a absorver as inovações. O método da BossaBox realmente ajudou a trazer mais eficiência para nossa área”, afirma Tiago. Assim, o CTO abriu o leque de comunicação entre as áreas da empresa promovendo sinergia e entendimento mútuo, a unificação do time de tecnologia com as outras áreas resultou em eficiência e geração de valor.
Sobre a Grafeno:
A Grafeno é uma plataforma digital para o mercado de crédito como alternativa ao sistema bancário, que surgiu para oferecer soluções digitais únicas e completas para todo o ciclo do crédito, provendo agilidade às operações de crédito e financeiras, facilitando acesso ao capital, conduzindo o ciclo do ativo de ponta a ponta com mais fluidez e segurança. Atende mais de 6.000 companhias de médio porte (usuários finais) e 500 credores — entre gestoras de investimentos, fintechs, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), securitizadoras, agentes autônomos de investimento e financeiras. Para isso, conta com um time de mais de 200 pessoas.
Sobre a BossaBox:
Fundada em 2017, a BossaBox é referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, em que monta e gerencia times de tecnologia, produto e design sob demanda e de forma ágil para desenvolver produtos digitais de seus parceiros. A empresa garante desempenho em contrato e a senioridade dos profissionais das equipes é comprovada. A BossaBox se diferencia na velocidade de alocação, até 10 dias, e na sua camada de gestão, que conta com um time personalizado e especializado, responsável pela estratégia dos produtos de cada cliente no âmbito técnico e de negócio. Em seus 6 anos de trajetória, já atuou em mais de 120 projetos com mais de 80 médias e grandes empresas com produtos inovadores, como: H&P, Grafeno, loja integrada, Housi e Unimed.
Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por Pine Press
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