O termo “criança hiperconectada” se refere aos pequenos que utilizam de modo excessivo a algum tipo de aparelho eletrônico. Além do uso de dispositivos celulares e tablets, o acesso exagerado e precoce às redes sociais também é responsável pela hiperconectividade. Na era da informação, estratégias adequadas são fundamentais para evitar o uso de eletrônicos de forma contínua e viciosa para a saúde e desenvolvimento das crianças. Essas estratégias precisam ser abordadas e colocadas em prática com urgência por pais e educadores.
Entre as principais consequências do uso desenfreado de aparelhos eletrônicos estão a falta de atenção, dificuldade cognitiva de aprendizagem e a irritabilidade. O método de estabelecer um limite de tempo para uso conforme a idade é fundamental. O diálogo sobre o uso responsável dos aparelhos, também se faz necessário.
Direcionar o olhar da criança para o cotidiano junto aos pais e à família faz com que ela fique entretida e enxergue a diversão além da tecnologia. Um bom método é convidar os pequenos para participar das tarefas do dia a dia. Assim, com responsabilidade e independência eles podem encontrar prazer em atividades offline.
Segundo uma pesquisa realizada em 2022, pela Associação Nacional de Dependência Tecnológica Italiana, 98% das crianças entre 9 e 14 anos, utilizavam dispositivos eletrônicos durante o dia. Sendo assim, atividades ao ar livre podem ser excelentes aliadas na tentativa de criar momentos de lazer longe das telas, colaborando para a melhora do sono, foco e redução dos níveis de estresse em adultos e crianças.
Investir em brinquedos divertidos e educativos também pode ajudar a criança a conectar a diversão a outras atividades além do assistir e jogar, por exemplo. O acesso a brinquedos de montar e desmontar, de raciocínio lógico e de movimento como patins, patinete e skate se torna um parceiro no processo. Neste sentido foi que nasceu o Brinquedo Livre, marketplace focado na compra, venda e troca de brinquedos usados, seminovos, novos e colecionáveis. Uma boa forma de apresentar às suas crianças o universo dos brinquedos sob uma nova perspectiva e estimular a diversão longe dessa hiperconectividade atual.
Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por Agência Sofonias
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br