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De colegas a sócias: fundadoras do Grupo if deixaram estabilidade do emprego formal, criaram hub criativo e faturam R$ 5 milhões em um ano

Com foco em brand experience e posicionamento de marca, Edy Vitorino e Paula D’Almeida conquistaram a conta da Ambev e projetam triplicar o faturamento em 2025, apostando em tecnologia e expansão de serviços

O mercado publicitário tradicional, muitas vezes marcado por processos engessados e baixa valorização criativa, foi o ponto de partida para a jornada de Edy Vitorino e Paula D’Almeida. Após uma experiência profissional em um ambiente tóxico, as então colegas decidiram canalizar a insatisfação em um novo negócio. Em 2021, fundaram a if Agência, que futuramente se tornaria o Grupo if, hub de criatividade referência no mercado de live marketing. Após pivotar seu modelo de negócio, a empresa alcançou um faturamento de R$ 5 milhões em apenas um ano e se consolidou ao conquistar a confiança de um dos maiores anunciantes do país, a Ambev.

“A if nasceu de uma pergunta simples, mas potente: E se? Essa provocação virou nome e hoje é parte da nossa cultura inquieta. Eu e a Edy trabalhávamos juntas e vivíamos aquela sensação incômoda de que o mercado estava girando em círculo. Os clientes pediam algo novo, mas recebiam sempre mais do mesmo. Foi aí que começamos a nos perguntar: e se existisse um lugar onde a criatividade fosse levada a sério? Em 2021, decidimos transformar essas perguntas em resposta”, afirma a CMO e cofundadora do Grupo if, Paula D’Almeida.

Inovação com base

Inicialmente focada em conteúdo digital e social media, a agência acompanhou a mudança de comportamento do consumidor no pós-pandemia e identificou uma demanda por experiências de marca presenciais. A empresa migrou sua operação para o live marketing, desenvolvendo projetos imersivos e sensoriais para grandes marcas. A mudança estratégica impulsionou o crescimento e a possibilidade de expansão para outras frentes.

“Nossa história começou numa agência onde trabalhamos juntas por 9 meses. O ambiente era tóxico. A convivência, apesar do caos, fez a gente perceber que nssa visão de marketing era muito maior do que aquele lugar. Eu sonho alto, crio ideias e faço planos mirabolantes facilmente. A Paula aterrissa as ideias, detalha o planejamento e garante que todos os pilares da empresa permaneçam vivos. No auge do desgaste, comunicamos nosso desligamento. Sem plano B. Só com um plano A: abrir o nosso próprio negócio e fazer do nosso jeito”, explica a CEO e cofundadora, Edy Vitorino.

Um marco na trajetória do grupo foi o início da parceria com a Ambev para a marca Corona, em outubro de 2023. Um primeiro projeto para um Beach Club no Rio de Janeiro se desdobrou em mais de 300 ativações executadas em menos de um ano, o que solidificou a reputação da agência no setor. “Trabalhar com a Ambev nos posicionou como uma agência capaz de operar com grandes players, em projetos de alto risco e visibilidade. Trouxe credibilidade, musculatura e abertura para outras marcas de peso. Foi um sinal para o mercado de que estávamos prontas para jogar grande”, complementa Edy.

Com o crescimento, a agência evoluiu para um grupo. Hoje, o Grupo if agrega a if Agência e o if Lab, o primeiro centro criativo do Brasil dedicado à formação e capacitação de profissionais em marketing de experiência. Para 2025, a meta é triplicar a receita, chegando a R$ 15 milhões. A estratégia para alcançar o objetivo inclui a implementação de inteligência artificial nos processos internos, a expansão para novos territórios e o desenvolvimento de uma plataforma proprietária de analytics para medir em tempo real o impacto das ativações. Os planos futuros também contemplam a verticalização de serviços, com braços de atuação em audiovisual, marcenaria e logística, além do lançamento de uma IA própria.

Inteligência Artificial própria

Ainda em 2025, a expectativa do Grupo é implementar Inteligência Artificial em todas as áreas da empresa para otimizar o tempo de produção, aumentar a performance do time e somar a criatividade humana à agilidade de entrega da inteligência artificial. Entre as iniciativas, está o desenvolvimento de uma plataforma voltada para gerar relatórios em tempo real com os dados coletados durante as ativações de experiência.

“Nosso foco está na expansão territorial e na construção de parcerias estratégicas. Ao mesmo tempo, queremos otimizar custos e usar a inteligência artificial para potencializar ainda mais nossa expertise em Brand Experience”, conclui Edy.

Sobre o Grupo if
O Grupo if é um hub de criatividade referência no mercado de live marketing. Por meio da if Agência, cria experiências que conectam marcas e pessoas de forma autêntica, promovendo vínculos emocionais e transformando clientes em brand lovers. Pioneiro na América Latina, atua por meio de ações tailor made em brand experience, gerando entregas de alto valor que aliam eficiência, criatividade e qualidade. Além disso, a partir do if Lab, o Grupo if transforma o mercado de experiências por meio da educação e colaboração entre profissionais do setor. Para mais informações, visite o site.


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