Competição promovida pelo Sebrae e Tik Tok premiou 300 selecionados dos mais diferentes perfis
Uma empreendedora que tinha o sonho de tornar mais acessível o mundo das ferramentas para as mulheres. O especialista em Recursos Humanos que queria mostrar novas formas de trabalhar a recolocação feminina no mercado de trabalho. A ex-gerente de supermercado e ex-diarista que se especializou em organização e hoje presta atendimento personalizado. Criatividade e boas histórias como essas foram reconhecidas pelo concurso “Tik Tok me Fez Empreender”, promovido pelo Sebrae em parceria com a plataforma e que premiou 300 empreendedores que alavancaram seus negócios por meio da rede social. A diversidade do grupo de vencedores chama a atenção: mais de 22% deles são do Norte e Nordeste, a maioria é formada por pardos (36,3%) e pretos (18%) e as mulheres respondem por mais de 60% dos ganhadores.
“Os resultados do concurso superaram nossas expectativas. Nosso desafio era retratar as diversidades do empreendedorismo brasileiro e as muitas oportunidades construídas por quem realmente deseja ter seu próprio negócio. Dentre os ganhadores, tivemos representatividade das 27 unidades federativas, mais de 22% das regiões Norte e Nordeste, alcançamos 10 segmentos de mercado, e mais de 60% são mulheres”, diz Janaína Camilo, analista da unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional e gestora da parceria.
O Tik Tok vai premiar os 300 empreendedores selecionados com R$ 5 mil para cada um e o Sebrae oferecerá o acesso a soluções sobre gestão, formalização, finanças, mercado digital e outros temas, além de disponibilizar acompanhamento técnico por 12 meses.
Os vídeos foram classificados em três categorias: com histórias de impacto do TikTok nos negócios; que apresentam produtos ou serviços; e vídeos fora de contexto. Os finalistas foram avaliados nos critérios de originalidade, qualidade e resultado por uma banca formada pelo Tik Tok, Sebrae Nacional e Sebrae SP.
Conheça abaixo três histórias vencedoras do concurso “Tik Tok me Fez Empreender”:
Agiliza Lab
Sete anos de vida em 2024
Mari Pavan é fundadora do Agiliza Lab, empresa que tem o objetivo de aproximar as mulheres do mundo das ferramentas, dos consertos de casa e do “faça você mesma”. O Agiliza trabalha com curso residencial de manutenção para mulheres, curso corporativo para eventos e datas comemorativas e produção de conteúdo.
Assista ao vídeo aqui.
Rapha do RH
Depois de anos trabalhando no mercado de startups, em 2020 o influencer Raphael Rezende resolve empreender no Tik Tok com um perfil abordando assuntos como processo seletivo e recolocação para mulheres no mercado de trabalho. Hoje, sua conta já tem mais de 200 mil seguidores e ele lançou a plataforma “Dona do Emprego”, que ajuda mulheres a se recolocarem no mercado de trabalho.
Assista ao vídeo aqui.
brunainacioorganiza
Há 6 anos, Bruna Inácio largou o emprego como gerente de uma franquia de supermercados para ter mais qualidade de vida. Em um primeiro momento, atuou como diarista e, depois de 1 ano, iniciou a capacitação como personal organizer. O próximo passo foi se especializar em acumuladores e pessoas com transtornos emocionais. Hoje, ela trabalha de forma personalizada e defende a organização como um modo de vida para ganhar mais bem-estar e saúde.
Assista ao vídeo aqui.
Confira abaixo os principais números do concurso.
Dados Gerais:
• 7.491 inscritos;
• 2.050 vídeos habilitados;
• 450 finalistas;
• 300 vencedores;
• 35% deles são microempreendedores individuais (MEI);
• Finalistas de todas as 27 Unidades Federativas;
• Mais de 22% dos vencedores da região Norte/Nordeste;
• Mais de 60% dos finalistas foram mulheres;
• 12,3% dos ganhadores têm site próprio.
• Diversos setores representados: Beleza, Moda, Alimentos e Bebidas, Serviços, Economia Criativa, Saúde e Bem-estar, Turismo e Franquias.
“O Concurso mostrou como o TikTok contribui para divulgar os pequenos negócios, e que o posicionamento no Digital é, sem dúvida, uma potente ferramenta para decolar suas vendas”, enfatiza Janaina Camilo.
Leia aqui mais notícias sobre negócios.
Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por Máquina Cohn Wolfe
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br