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Especialistas debatem soluções para atender a economia prateada

Inova Silver reuniu empreendedores, executivos e investidores com foco no mercado de Longevidade Crédito: Mauro Stanichesk

Inova Silver reuniu executivos de diferentes setores para debater estratégias e insights para desenvolver o mercado da Longevidade na América Latina e Brasil

O evento Inova Silver, promovido pela Silver Hub – aceleradora de startups especializada em soluções digitais para o público sênior – foi uma oportunidade para executivos e empreendedores discutirem sobre o mercado da longevidade e as inovações necessárias para atender à economia prateada.

O levantamento do Global Longevity Economy da AARP (American Association of Retired Persons), realizado em 2020, indica que a população com mais de 50 anos contribuiu com 45 trilhões de dólares para o PIB global, 34% do total.

No final desta década (2030), a contribuição da população com mais de 50 anos para o PIB global aumentará para 65 trilhões de dólares (36%). Em 2050, deverá mais do que dobrar para 118 trilhões de dólares, e chega a 39%.

Com isso, a Silver Hub, que já atua neste segmento, viu a oportunidade para lançar um grande evento focado em longevidade, na América Latina, que contou com representantes de diversos setores, incluindo saúde, seguros, tecnologia e varejo, que apresentaram suas estratégias e geraram insights para o desenvolvimento desse mercado.

Com mais de 100 convidados presentes, o evento ocorreu na terça-feira, 30 de agosto, na Câmara de Comércio Brasil-Canadá. O Inova Silver reuniu grandes nomes do mercado em dois painéis temáticos: ‘Oceano Prateado de Oportunidades: Produtos e Serviços para o Mercado da Longevidade’ e ‘Um novo olhar sobre o aporte dos +50’, bem como apresentação de empresas, que fazem parte do ecossistema da Silver Hub.

Marcos Ferreira, cofundador da Silver Hub, idealizadora do Inova Silver, mediou o primeiro painel e pediu conselho aos convidados para quem quer se destacar neste mercado:

Gustavo Cavenaghi, Head of Investments da Kortex Ventures, destacou que o movimento da Longevidade abarca desafios significativos. “É um mercado que acompanhamos com muito carinho”, e completa: “Quando se olha pra saúde, especificamente, as soluções de digitalização que conseguem no fim gerar engajamento do paciente são bem-vindas”.

Cavenaghi reforça a relevância das startups que atuam no cuidado assistencial que evitam desfecho ruim, principalmente daqueles pacientes que têm algum tipo de comorbidade. O mercado olha com uma lupa para as soluções que reduzem o impacto negativo na cadeia, não só do paciente, mas da operadora de saúde e do prestador de serviço. “Encontrem os maiores problemas e montem soluções que os resolvam”.

Compartilhando a mesma linha de pensamento, Luis Paulo Souza, Vice-presidente da Osana, ressaltou que resolver um problema específico pode abrir novas possibilidades para outros desafios do mercado da longevidade. “Ser o primeiro a fazer sempre é algo interessante para quem está empreendendo”.

Para atingir e fortalecer a comunicação neste mercado, Raphael Bauer de Lima, Diretor Geral Comercial da MAPFRE Brasil, considera “crucial” o diálogo com os empreendedores que já passaram por diversos ciclos de vida e econômicos, indicando que o mercado precisa ouvir seus representantes seniores. Segundo ele, a economia prateada com as oportunidades associadas a esse mercado, estão dentro do plano sustentável e estratégico da companhia até 2024, a nível mundial.

Candice Mascarello, sócia e Diretora do Boston Consulting Group, desmistificou a ideia de que os seniores não são digitais. “O mercado precisa ter foco e entender as métricas desse público. Há necessidade de avaliar o desejo dos 50+ para atuar de forma diferenciada. “A jornada desse cliente precisa ser repensada, pois ele é mais exigente; no entanto, se for engajado, a tendência é ter maior fidelidade às marcas”.

Ela ressalta ainda que o público maduro tem um modelo mental distinto do grupo mais jovem, o que exige estratégias de engajamento diferentes. “Os 50+ são menos impulsivos, mais autoconfiantes e mais focados em dados. Algumas ações positivas que as empresas podem fazer são: medir e entender melhor esse público, valorizar e respeitar suas características, e oferecer uma jornada específica e personalizada”.

Oceano de oportunidades

O estudo Tsunami8, realizado em 2022 pelo Data8 com a parceria da Hype50+, é o maior levantamento sobre o mercado da longevidade no Brasil e na América Latina. A pesquisa teve como objetivo coletar dados sobre os hábitos, preferências e necessidades dos consumidores com mais de 50 anos. O estudo revelou as tendências e as oportunidades do chamado oceano prateado, que engloba os produtos, serviços e experiências voltados para esse público.

Entre os principais resultados, o estudo mostrou que o Brasil, o Chile e o Uruguai são os países mais inovadores em longevidade na América Latina, oferecendo soluções que atendem às demandas dos consumidores maduros. Além disso, o estudo apontou que a digitalização é uma realidade entre os latino-americanos com mais de 45 anos, que usam smartphones e outras ferramentas tecnológicas em seu cotidiano. Os argentinos, uruguaios e chilenos se destacam como os mais conectados, especialmente na faixa etária entre 45 e 54 anos.

Startups

Durante o evento, a Silver Hub reuniu os fundadores das startups que fazem parte do ecossistema da aceleradora, para apresentar como as empresas fomentam o mercado. Fabio Ota, fundador e CEO da ISGAME, falou sobre como a startup atua na prevenção do declínio cognitivo por meio de jogos; Rodrigo Arias, fundador e CEO da Pills & Care, contou como a plataforma tecnológica facilita a aderência dos pacientes aos tratamentos de saúde e o uso dos medicamentos; Arine Rodrigues, fundadora e CEO do Vida60+, explicou como o marketplace de produtos e serviços para o consumidor 60+ foi concebido, sua estratégia de negócios e expansão; Mário Cássio Maurício, fundador e CEO da Misyu, contou sobre o insight familiar que deu origem à plataforma para planejamento sucessório; Daniel Cardoso, cofundador da Truvio, explicou o funcionamento da plataforma de medicina preventiva e monitoramento do paciente e Fabiana Almeida, fundadora e CEO da TechBalance, contou sobre sua solução de gestão de pacientes por meio de avaliação e monitoramento da saúde motora e física (musculoesquelético).

Cristián Sepúlveda Lazzaro, CEO e cofundador da Silver Hub e idealizador do Inova Silver considera que o evento foi uma grande oportunidade de fomentar o mercado da América Latina “Criamos o evento para ajudar a desenvolver o mercado, conectar empresas e startups. Vimos aqui grandes oportunidades e dados que mostram o potencial de escalabilidade do setor. É uma grande chance de conexão e networking para fomentar os negócios”.

O evento teve patrocínio da MAPFRE, WTW, Evolua Etanol e 50+ Saúde e contou com a parceria da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, representada por Pascale Thivierge, cônsul do programa de políticas e diplomacia pública do Canadá, e Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da entidade.

O Inova Silver contou ainda com a presença de Elcio Monteiro, Diretor Sistemas Região Internacional & Líder Brasil do ERG Gerações da Sanofi Medley Farmacêutica; Sofía Scarone, Coordenadora do Programa Pensar en Grande, iniciativa da Endeavor Uruguai, BID Lab e Xeniors; Michael Chrostowski, Senior Manager, Business Development and Industry Relations da AGE-WELL; Mórris Litvak, CEO da Maturi, uma plataforma para profissionais maduros; Cléa Klouri, fundadora do Data8; Marcia Monteiro, Jornalista e Fundadora da Geração Ilimitada®️; Ricardo Mucci, Fundador do Senior Bank; Fran Winandy, palestrante e autora do livro “Etarismo, um novo nome para um velho preconceito”; Marilia Duque, Pesquisadora de Longevidade e autora do livro “Envelhecer com Smartphones no Brasil Urbano” e Andréa Milan, HR SrExecutive e Associate Partner da Silver Hub.

Para assistir o evento Inova Silver na íntegra, que será difundido de forma gravada nas próximas semanas registre se neste link 

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Sheep Comunicação
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