Com novidades e lançamentos das redes, feira reunirá mais de 100 marcas do franchising e prevê receber uma visitação de mais de 15 mil pessoas nos 3 dias do evento
Considerada uma das maiores feiras de franquias da América Latina, a Expo Franchising ABF Rio traz novidades e lançamentos das redes.
Em sua 16ª edição, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), com patrocínio do Santander/Getnet e com diversas oportunidades cujo investimento inicial varia de R$ 10 mil a mais de R$ 2 milhões para pessoas que estão interessadas em abrir o próprio negócio ou diversificar as aquisições.
O público visitante terá a oportunidade de conhecer mais de 100 marcas expositoras de franquia, nos mais diversos modelos, como microfranquias (quiosques e home based), até estabelecimentos de grande porte, tanto para quem deseja empreender individualmente, como em família ou em grupo. A Expo Franchising ABF Rio contará também com redes de diferentessegmentos, tais como Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia), Educação, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios.
Alimentação
Chiquinho Sorvetes
Com mais de 730 lojas em todo o Brasil, a Chiquinho Sorvetes se destaca como uma das principais redes de franquias no país. Mirando crescer ainda mais, a marca estará presente na 16ª Expo Franchising Rio para apresentar seus modelos de negócio consolidados e a mais recente inovação aos investidores: o Quiosque Externo. Mais compacto e moderno, o formato de negócio tem 9m² (metros quadrados) e foi pensado para ocupar pontos estratégicos fora das lojas convencionais, como outlets, galerias, estacionamentos de shoppings e postos de combustíveis. Ainda em seu início, o novo modelo já tem atraído investidores interessados no negócio.
Grupo Impettus – Espetto Carioca, Bendito, Mané e Buteco seu Rufino
Quem pretende empreender através do franchising não pode deixar de visitar oe stande de 48m² do Grupo Impettus, que estará localizado bem próximo da entrada da Expo Franchising ABF Rio 2023, que será realizado no Centro de Convenções RioCentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 de setembro. Dentro do espaço, será possível conhecer cada uma das quatro marcas, Espetto Carioca, Mané, Bendito e Buteco Seu Rufino, e todos seus 14 modelos de franquias, inclusive dois lançamentos de microfranquias, o Bendito Carrinhos, que tem investimento a partir de R$ 70 mil, e a Vending Machine do Espetto Carioca, que pode ser instalada em condomínios, academias, e clubes, e conta com investimento a partir de R$ 35 mil.
Grupo Trigo – China In Box, Gendai e Spoleto
Após um primeiro semestre acima das expectativas, o Grupo Trigo – principal holding de franquias de comida de verdade do Brasil, um dos maiores operadores de comida asiática do país e dono das marcas China In Box, Gendai, Spoleto, Koni, LeBonTon e Gurumê – buscará alcançar sua meta anual de expansão das marcas China in Box, Gendai e Spoleto na Expo Franchising ABF Rio 2023.
Para isso, o time do Grupo Trigo apresentará aos candidatos à assinatura de novos contratos presentes na Feira todo o suporte oferecido aos franqueados antes, durante e depois da abertura do restaurante. Além disso, também serão abordadas as novidades do grupo, como o programa de fidelidade próprio com cashback, e os seus novos negócios, como a marca de varejo Spoleto para Supermercados, migração de restaurante nativo digital para físico e loja piloto de conveniência com foco em lifestyle.
GRUPO RÃO
O GRUPO RÃO completou uma década em maio desse ano. O portfólio contempla 22 marcas orgânicas – que vão de culinárias japonesa e árabe, pizzaria, hamburgueria e grill à farmácia, conveniência e padaria – distribuídas em seis estados, 29 cidades e dois países. São mais de 186 operações e cerca de 300 mil pedidos por mês. A estratégia para a ABF Rio é apresentar aos interessados o novo modelo de delivery multimarcas, que reúne mais de uma operação dark kitchen no mesmo espaço. O franqueado pode “montar seu negócio”, ou seja, compartilhar mais de uma cozinha das 22 marcas do Rão em um único espaço.
N1 Chicken
A N1 Chicken estará presente pelo quinto ano consecutivo na ABF Rio. A rede se destaca por sua ampla atuação, com cerca de 200 unidades no Brasil e quatro em Portugal. O foco da rede é o frango frito, sob o sistema dark kitchen, que também conta com opções de hambúrgueres, refeições, molhos próprios, bebidas e sobremesas. O baixo custo de investimento e gasto mensal, somados a uma operação simplificada, foram fatores favoráveis para o crescimento acelerado da rede, cujo faturamento médio mensal é a partir de R$100 mil.
Porto do Sabor
Uma das pioneiras a oferecer lanches rápidos e açaí em diferentes combinações e tamanhos, a rede PORTO DO SABOR em 2023 inaugurou praticamente uma unidade por mês. Com 26 lojas em operação, a projeção é fechar o ano com 30 unidades (29 franquias e uma própria). A rede leva pra ABF seu modelo de negócio tradicional. O custo da operação é a partir de R$ 349 mil, com faturamento médio mensal de R$ 120 mil. O prazo mínimo para retorno do investimento gira em torno de 28 a 36 meses.
Zé Coxinha
A Zé Coxinha, pioneira em vender salgadinhos em caixa e também no copo, fará sua primeira participação na ABF Rio. A marca está com grandes expectativas para o evento e irá distribuir seus deliciosos salgados para os visitantes. Além disso, está organizando a montagem de um estande personalizado e trará o mascote da rede para marcar sua estreia na ABF Rio. O cardápio da marca é composto por salgados assados e fritos, além de ter doces e bolo. Os produtos têm um preço acessível e servem para diferentes tipos de celebrações. Desde o início da franquia, em 2011, a rede está em constante crescimento. Hoje, conta com mais de 30 lojas na Região Sudeste do Brasil. Investimento inicial: R$120 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 48 mil e prazo de retorno 18 meses.
Casa e Construção
Casa do Construtor
Tendo o Rio de Janeiro como um dos alvos prioritários para dar continuidade ao seu plano de expansão, a Casa do Construtor chega à 16ª edição da Expo Franchising ABF Rio em busca de investidores dispostos a abrir unidades nas cidades das regiões da Costa Verde – Angra do Reis e Mangaratiba –, e dos Lagos – Cabo Frio, Búzios, Saquarema e Araruama. Atualmente, a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina conta com mais de 600 operações, 35 no Estado. Mas, estudos de mercado apontam que ainda há espaço para mais 10, que devem gerar investimentos de R$ 10 milhões. O investimento inicial é de R$ 499 mil, com faturamento mensal médio de R$ 115 mil e prazo de retorno de até 42 meses. “Já temos uma presença expressiva no estado do Rio, mas entendemos que ainda há espaço para novas operações. Nosso plano de expansão tem visado difundir os conceitos de economia compartilhada e ressignificação da posse para outras localidades que sejam distantes de grandes centros. Dessa forma, tornamos democrática a possibilidade de locar equipamentos e a possibilidade de poupar recursos”, diz Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor.
iGUi
Em mais de seis participações na segunda maior feira de franquias do País, a Rede iGUi – formada pela iGUi, UNLIMITED, Splash e TRATABEM – traz três modelos de negócios. O primeiro é fruto da collab com a Cerâmica Atlas, que deu origem à exclusiva Linha Cerâmica iGUi by Atlas. O investimento inicial para abertura de uma iGUi Conceito – que já conta com um escritório UNLIMITED – é a partir de R$ 2 milhões, com faturamento médio mensal de R$ 500 mil e retorno do investimento previsto em até 36 meses, e de R$ 150 mil para uma Splash. A Rede também conta com uma microfranquia: a TRATABEM. Criada em 2012, é pioneira no oferecimento de serviços de limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas, e na formação de profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água. O investimento inicial é R$ 75 mil.
Educação
Yes! Idiomas
A YES! Idiomas, marca com mais de 50 anos de história, opera com sistema de franchising desde 2006 e hoje conta com mais de 170 escolas espalhadas por 16 estados e no Distrito Federal. Para expandir a marca no Rio de Janeiro, a rede aposta no formato de microfranquias – uma oportunidade para possíveis franqueados que querem contar com o know-how de uma rede experiente e com um investimento mais acessível. A YES!, que foi eleita a Franquia do Ano (2023) pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, oferece o modelo Soft, com investimento inicial de R$ 98 mil, para operar em municípios e micromercados de até 50 mil habitantes. A projeção de receita é de R$ 60 mil com lucro de 30% previsto. Já para os donos de instituições de ensino que desejam agregar a escola de idiomas ao seu sistema, a rede oferece o modelo educacional, para operação em formato store in store, que conta com o investimento inicial de R$ 30 mil.
“Esse é um ótimo modelo de entrada para aqueles que estão investindo pela primeira vez no sistema de franchising ou para quem que já possui uma escola e quer potencializar o seu faturamento, oferecendo um serviço com a chancela da nossa marca”, explica o presidente Clodoaldo Nascimento.
Hotelaria e Turismo
TZ Viagens
A TZ Viagens, maior rede de franquia de agências de viagens multimarcas do Brasil estará na Expo Franchising ABF Rio, promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), da qual a franquia é sua associada. Com 189 unidades presentes em 117 cidades e 24 estados brasileiros, a rede se diferencia das demais por ser uma franquia de turismo com atendimento personalizado, consultoria de viagens, assessoria de documentação e assistência em viagem, além de ser a segunda maior rede de franquia de turismo brasileiro em CNPJ e Cadastur. Desde 2020 a rede registrou um crescimento em número de agências na casa dos 335%. A previsão de vendas para 2023 de R$ 161 milhões, o que representa um crescimento de 41% em face de 2022. Além disso, a TZ VIAGENS oferece operação uma operação integrada, baixo investimento, rápido retorno, negócio multimarcas e um site personalizado com venda online para cada franqueado. Cada agência da rede é protegida por seguro de responsabilidade civil profissional de até R$ 100 mil.
Moda
Usaflex
A Usaflex, marca pioneira e líder no segmento de calçados confortáveis, está se preparando para participar da ABF Rio pela primeira vez, uma das principais feiras de franchising do Brasil. O evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro, promete reunir os principais players do setor e potenciais investidores. Com mais de 25 anos de tradição no setor calçadista, a rede de franquias é reconhecida pelo seu compromisso em oferecer conforto e estilo às consumidoras. Em seu primeiro ano participando da feira na cidade carioca, a empresa, que tem expandido unidades franqueadas e irá alcançar a marca de 300 lojas até o fim do mês, possui altas expectativas de alcançar resultados positivos, como potenciais negociações e parcerias promissoras. “Estamos muito felizes com a expansão da rede de franquias Usaflex, que neste ano terá um número recorde de inaugurações e estamos com condições especiais para empreendedores que nos visitarem na ABF Rio”, conta o diretor de Franquias da marca, Elbio Armiliatto.
Saúde, Beleza e Bem-estar
Escova Express
Atuando como a única marca de escovarias do evento, a Escova Express é referência por usar os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Participando pela segunda vez da Expo Franchising ABF Rio, a rede tem perspectivas otimistas para fechamento de novos negócios na edição carioca do encontro. Com treze unidades no Sudeste e Centro-Oeste, a marca atende cerca de três mil clientes por mês e o seu faturamento ultrapassou os R$3,5 milhões em 2022. Com investimento total de R$ 200 mil, cada unidade franqueada fatura mensalmente, em média, R$ 50 mil.
Home Angels
A Home Angels é uma rede especializada em profissionais supervisionados e referência na América Latina com o cuidado de idosos. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 75,8 anos, segundo dados do IBGE, o mercado de negócios para pessoas com mais de 60 anos cresce exponencialmente.
Com a intenção de atrair novos franqueados, a marca leva para a Expo ABF Rio o plano “Um só Home Angels 2025”, em que apresenta o novo modelo da rede, e o Cluster, em que o franqueado abre uma unidade padrão, paga uma taxa para aumentar o raio de atendimento e poder atuar nas cidades vizinhas. Com essa nova proposta de negócio, a rede pretende alcançar 240 operações e chegar ao número de 10 mil cuidadores em sua base até o fim de 2023. Além do Cluster, outros dois modelos de negócios também serão apresentados. O Home Angels Light é destinado a pequenas e médias cidades, tem investimento inicial a partir de R$ 40 mil e não tem a necessidade de um ponto comercial.
Unhas Cariocas
A Unhas Cariocas, maior rede de esmalterias do mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), marca a sua presença, pela quarta vez, na ABF Rio. A rede recebeu Selo de Excelência da ABF em 2022 e 2023, premiação que comprovou a ascensão da marca, que continua fidelizando clientes e atraindo investidores de dentro e fora do País. Já a conquista do mercado se traduz através dos números: em 2023, a marca teve um aumento de 53,3% nos atendimentos em relação ao ano anterior, percentual que sobe para 212,23% se compararmos com 2021. Com faturamento superior a R$ 18 milhões em 2023, a expectativa da rede é a de ampliar ainda mais sua atuação no setor durante a sua participação na ABF Rio 2023. A Unhas Cariocas está investindo fortemente em sua expansão e tem como meta chegar a 150 unidades franqueadas ainda este ano.
Serviços e Outros Negócios
Carrefour Property
Pela primeira vez a ABF Rio 2023, um dos maiores eventos para franqueados do Brasil, recebe como expositor o Carrefour Property, unidade de negócios que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário do Grupo Carrefour Brasil. O objetivo da participação é atrair negócios para as mais de 300 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios e aos três shoppings que a marca administra: O Jardim Pamplona Shopping, Butantã Shopping e Paseo Alto das Nações, todos em São Paulo. Esta é uma oportunidade para os franqueados associarem suas marcas ao maior varejista do país. Dentre os principais diferenciais oferecidos aos empreendedores está o baixo custo de locação, a alta capilaridade e suas localizações estratégicas. Os interessados em fechar negócio terão a possibilidade de alocar espaços nas lojas das galerias comerciais que compõem o ecossistema do Grupo, as quais recebem semanalmente 15 milhões de clientes – em âmbito nacional -. As oportunidades são para as lojas das bandeiras Atacadão, Carrefour e Sam’s Club, além da possibilidade de empreenderem nos shoppings administrados pelo Carrefour Property.
Mikro Market
Com um modelo de negócios rentável e criado pra gerar praticidade e segurança, o Mikro Market – mercado de conveniência em condomínios, fundada em 2021, estreia no segmento do franchising e marca presença na 16ª Expo Franchising ABF Rio. É a primeira vez que uma marca do segmento participa da Feira do Rio de Janeiro.
Com valor de investimento a partir de 45 mil, os interessados podem abrir sua unidade, com 100% de apoio logístico, baixo custo de manutenção, acompanhamento diário na operação e retorno garantido.
Consultoria
GSP
Fortalecendo a própria marca e as de alguns parceiros, a GSP apresentará novidades, seus serviços e modelos de negócios. O estande do Grupo contará com a presença, como coexpositores, de alguns dos seus cases de sucesso, como as franquias Walter Coiffeur, Clínica Sépua Beleza e Bem-Estar, Skipper Pizza, Chery Bomb Óculos, Conversa Fiada Bar e Iguári Gourmet. Uma das novidades é o lançamento de um novo modelo de negócios criado para a Clínica Sépua Beleza e Bem-Estar, com entrada para microfranquia, na qual os profissionais de estética, saúde e beleza poderão ter seus próprios negócios. A franqueadora fornecerá capacitação com treinamentos, cursos profissionalizantes e de empreendedorismo.
Essa estruturação profissional para os empreendedores microfranqueados, conta com suporte à saúde, seguro de vida, entre outras assistências, o que já é um grande diferencial de qualquer modelo de franquia do mercado, além do curso de empreendedorismo na área da saúde e beleza, que ela(e) recebe para completar sua formação profissional. As reciclagens técnicas e protocolos de atendimento em domicílio também estão no pacote de apoio da franqueadora.
SERVIÇO
Expo Franchising ABF Rio 2023
Local: Riocentro
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca
Data: de 21 a 23 de setembro de 2023
Horário: das 11h às 20h
Ingressos pelo link da Expo
Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por DFreire
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br