1

Fábrica de Bares assume gestão do Café Girondino e mantém vivo o café mais antigo de São Paulo 

Fábrica de Bares assume gestão do Café Girondino e mantém vivo o café mais antigo de São Paulo

Empresa focada no resgate de ícones do centro de São Paulo prepara a re-inauguração para Novembro

A Fábrica de Bares, conhecida por sua missão de revitalizar ícones históricos de São Paulo e por ser responsável pela gestão de diversos bares e restaurantes, entre eles o Bar Brahma e Orfeu, assumiu a gestão do tradicional Café Girondino, situado no coração do Triângulo Histórico da cidade. Este local, que testemunhou o auge da economia cafeeira paulistana, sempre esteve profundamente conectado com pontos importantes da cidade, como o Mosteiro São Bento, a Bolsa de Valores e o Largo São Bento.

Com anúncio do fechamento do Café Girondino em Junho de 2024, a Fábrica de Bares interveio, assumindo a operação e dando continuidade na história deste patrimônio gastronômico e cultural.

Através de uma estratégia fortemente ligada a parcerias com outros ícones da cidade e da região, o projeto é ambicioso e busca conectar o Café Girondino com pilares de cultura e patrimônio da cidade, requalificando não só o próprio Café Girondino, mas também os arredores do Largo São Bento.

“O objetivo é restabelecer o Café Girondino como um ponto de encontro vital no Centro de São Paulo, oferecendo uma gastronomia clássica e um ambiente acolhedor que conta a história da cidade”, conta Caire Aoas, sócio da Fábrica de Bares.

O empresário diz que as mudanças previstas serão cuidadosas e pontuais, buscando trazer o Café Girondino para o presente, sem perder de vista sua essência. “A proposta é mostrar que o clássico não precisa ser datado, e sim evoluir com o tempo”, relata Aoas. A Fábrica de Bares aplicará sua expertise em gestão para elevar os padrões de qualidade e garantir que os clientes encontrem sempre o que esperam de um ícone gastronômico e cultural de São Paulo, assim como realizado no Riviera, bar clássico presente na esquina entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação.

Dentre as melhorias previstas, além da revisão de cardápio e de modernização do espaço e utensílios, ganha destaque o projeto de requalificação da praça em frente ao estabelecimento, onde hoje há um canteiro de obras do Metrô. O projeto tem o intuito de expandir o atendimento do Girondino para a calçada, ao ar livre, e atrair público através de uma agenda cultural, com música, apresentações e exposições. O desenvolvimento desta iniciativa tem previsão de ser entregue após a reinauguração do Girondino, a partir de 2025.

Seguindo o projeto ambicioso, a Fábrica de Bares está estreitando relação com o Museu do Café de Santos, um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pelo Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), para que exista um espaço dedicado a exposições temporárias sobre o passado cafeeiro de São Paulo e do Brasil. “Essa parceria demonstra o compromisso da Secretaria em fomentar projetos que promovam e preservem nosso patrimônio histórico. Ao expandir a presença do Museu do Café para novos contextos, possibilitamos que mais pessoas tenham acesso à história do café e compreendam seu papel essencial na formação de São Paulo e do Brasil. Conectar cultura e economia criativa dessa maneira é fundamental para valorizar nossa identidade e fortalecer o setor cultural”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Também vale destacar a criação de um serviço de take away. O Girondino está se preparando para atender a alta demanda do público da região, e trará novidades para o cafézinho para viagem, facilitando a vida de quem transita pela região.

Por fim, outra iniciativa em andamento é para que o Café Girondino se torne um ponto de encontro para guias turísticos, reafirmando sua importância cultural e histórica no cenário paulistano.

A reabertura do Café Girondino está prevista para Novembro de 2024, com previsão de pleno funcionamento em 2025, ano em que o Café irá comemorar 150 anos.

Sobre o Fábrica de Bares:

A Fábrica de Bares é um hub de desenvolvimento, gestão e operação de estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de shows. A marca, que nasceu em 2014 e tem como sócio o empresário Caire Aoas, visa gerar uma experiência exclusiva para o setor do entretenimento. Ao todo o grupo apresenta um portfólio de 12 estabelecimentos, que contam com a sua gestão.
 

Serviço:
cafegirondino
R. Álvares Penteado, 112 – Sé São Paulo – SP, 01012-000
Horário inicial de funcionamento: De segunda a quarta fecharemos das 7h às 20h. De quinta a sexta-feira das 7h às 22h. Sábados e domingos das 7h às 18h.

Sobre o Café Girondino:

O Café Girondino é um dos marcos históricos de São Paulo, situado no coração do Triângulo Histórico da cidade. Fundado no final do século XIX, o café tornou-se um ponto de encontro para intelectuais, comerciantes e moradores, refletindo a efervescência da era do café que impulsionou a economia paulistana. Com sua arquitetura clássica e ambiente acolhedor, o Café Girondino oferecia uma experiência que unia tradição e história, servindo como um refúgio no agitado Centro de São Paulo e preservando a memória cultural da cidade.

Leia aqui mais notícias sobre negócios