
Engenheiro aeroespacial Gustavo Baldo Carvalho volta à escola onde iniciou seus estudos para falar sobre Exploração Espacial e sua rotina de trabalho na Alemanha
Ribeirão Preto é uma das três cidades brasileiras a receber atividades oficiais do projeto European Space Talks, desenvolvido pela ESA, a Agência Espacial Europeia. E tudo graças a um ribeirão-pretano que, em férias na cidade, resolveu matar a saudade da escola que frequentou do pré-primário ao fim do ensino fundamental.
Filho de professores, Gustavo Baldo Carvalho tem 46 anos e frequentou a Escola Estadual Professor Alcides Corrêa no final dos anos 70 e início dos 80. Fez o segundo grau no Otoniel Mota, formou-se em Engenharia Mecânica Aeronáutica pela USP de São Carlos, fez mestrado no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, e, com o sonho de trabalhar com os pés no chão, mas a cabeça no espaço, partiu para Israel e Bélgica, até se instalar em Darmstadt, uma cidade alemã com pouco mais de 150 mil habitantes, na região de Frankfurt, onde está localizado o ESOC (Centro de Controle Espacial Europeu).
O engenheiro aeroespacial vai falar em dois momentos no dia 6 de agosto. Pela manhã, a palestra será para alunos do 9º ano do Alcides Corrêa. Já às 16h30, também na escola, a atividade será aberta ao público em geral (veja mais informações abaixo).
Em sua palestra, Gustavo dará uma visão geral sobre a Exploração Espacial e abordará as operações no ESOC, órgão responsável pelo desenvolvimento e lançamentos dos satélites da União Europeia.
As atividades da European Space Talks ocorrem por toda a Europa para marcar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O Brasil é o único país fora do continente europeu a sediar os eventos do programa. Além de Ribeirão Preto, São José dos Campos e São Carlos receberam as palestras de Gustavo Baldo Carvalho.
SERVIÇO
European Space Talks
Palestra com o engenheiro aeroespacial Gustavo Baldo Carvalho
Quando: 6 de agosto, às 16h30
Onde: Escola Estadual Professor Alcides Corrêa (rua Moreira de Oliveira, 242, Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto)
Quanto: Para participar é preciso doar um pacote de fraldas, que será destinado à Casa de Apoio Projeto Gabi
Inscrições: Site
Informações: (16) 3623-1736
Por Angelo Davanço