fbpx

1

Artery: Exposições de arte urbana com propósito social e ambiental movimentam cerca de 3 milhões de reais

Artery: Exposições de arte urbana com propósito social e ambiental movimentam cerca de 3 milhões de reais

Com mais de 20 grandes exposições realizadas, a empresase prepara para uma nova edição do Art Of Love com o tema “Amor por SP”. Mais de 80 milhões de pessoas já visitaram as exposições da Artery

Artery, uma empresa inovadora que lidera projetos de exposições de arte urbana com forte impacto social e ambiental, teve sua inspiração inicial a partir da experiência com duas das maiores exposições do mundo: a CowParade e a Elephant Parade. Reconhecendo o potencial da arte como uma poderosa ferramenta de conscientização, especialmente quando alinhada a causas significativas, a equipe da Artery concebeu a ideia de criar um novo projeto voltado para a proteção da biodiversidade brasileira.

A Jaguar Parade, marco inaugural da Artery, foi concebida com o propósito de preservar a onça-pintada, um símbolo essencial da fauna brasileira. Desde então, a Artery tem liderado iniciativas que combinam arte, cultura e responsabilidade socioambiental, respondendo às crescentes demandas por práticas empresariais sustentáveis. Em sua quinta edição, que acontecerá no Rio de Janeiro nesse ano, a Jaguar Parade já percorreu cidades como São Paulo, Nova York, Belo Horizonte e Florianópolis e, em 2025 ampliará seu alcance internacional com eventos em Miami, Cidade do México e Belém, durante a COP-30.

Ao longo dos anos, a Artery expandiu suas operações e aprimorou suas exposições, incorporando novas ideias e práticas inclusivas. Além disso, estabeleceu parcerias estratégicas com marcas renomadas, como Nike, Dell, Suzano, Isa CTEEP e PremieRpet, que foram apoiadoras fundamentais dos projetos da empresa, compartilhando seus valores e missão. Além da Jaguar Parade, a empresa lançou o Art of Love, um projeto que busca promover a ótica social por meio de corações gigantes como telas para a expressão artística do amor. E lançará em breve o projeto Art for the Ocean, que terá esculturas de animais marinhos pelo Instituto Voz dos Oceanos e uma exposição mais lúdica, em prol do bem-estar dos cachorrinhos e gatinhos, em parceria com o Instituto Caramelo.

Com mais de 20 grandes exposições realizadas, a Artery demonstra um compromisso contínuo com a inovação, a inclusão e o impacto positivo na sociedade. Os sócios-fundadores, Carol Barreto e Giovane Pasa, destacam: “Na Artery, acreditamos no poder da arte como uma ferramenta para promover mudanças positivas na sociedade. Cada projeto foi criado para dar visibilidade a causas. Hoje a Artery é uma grande parceira de ONGs, que se associam aos nossos projetos para fomentar a conscientização sobre determinado tema/causa, pois as exposições engajam mídia, comunidades, artistas e marcas. No final dos eventos, as obras também são leiloadas ou vendidas e o recurso é destinado para organizações que atuam naquela causa”.

Impacto e reconhecimento

As exposições da Artery têm sido uma fonte de inspiração e engajamento para milhões em todo o mundo. Diretamente, as pessoas são cativadas pela interação com as obras de arte, enquanto indiretamente, a cobertura midiática e as redes sociais amplificam seu alcance. Estima-se que mais de 80 milhões de indivíduos já tenham experimentado suas esculturas ao vivo, e o impacto através da imprensa e das mídias sociais ultrapassa os 400 milhões. 

Ao longo do tempo, a Artery teve a honra de contar com a participação de renomados artistas como Kobra, Crânio, Antonio Peticov, Inos Corradin, Mari Mats, Lobo, Pamela Castro e Gabriel Wickbold, entre outros. Seus talentos e contribuições foram fundamentais para enriquecer as exposições e torná-las experiências verdadeiramente memoráveis.

Além de seu alcance global, as exposições têm desempenhado um papel crucial no fortalecimento das comunidades locais. Por meio de parcerias estratégicas com ONGs e leilões das obras, a Artery contribui para projetos de conservação ambiental e desenvolvimento comunitário. Esses eventos não apenas promovem a conscientização, mas também impulsionam a economia local, envolvendo uma ampla gama de profissionais, desde artistas até equipes de produção. Em média, cada evento, como a Jaguar Parade no Rio de Janeiro e o Art of Love em São Paulo, movimenta cerca de 3 milhões de reais, demonstrando não apenas o impacto cultural, mas também econômico, dessas iniciativas.

Próximos passos

Com o tema “Amor por SP”, a nova edição da exposição Art of Love vai ocupar a capital paulista nos meses de agosto e setembro. Com o objetivo de seguir com o seu propósito de impacto social e humanitário, a Artery se une em uma parceria com a ONG Gerando Falcões, que ficará responsável por destinar a arrecadação do leilão final das obras para iniciativas de impacto social, incluindo os programas Favela 3D, Decolagem, Bazar Gerando Falcões e ASMARA.

O Art of Love São Paulo 2024 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, e Unimed.

Leia aqui mais notícias sobre negócios.