fbpx

1

Conheça seis empresárias que estão transformando seus mercados em 2024 

Conheça seis empresárias que estão transformando seus mercados em 2024

Executivas da Pague Menos, MPD Engenharia, Embracon, Wella, Astra e Maurício de Sousa Produções compartilham os maiores marcos em seus territórios de atuação 

No dia 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião que destaca não apenas as conquistas das mulheres, mas também a importância da igualdade de gênero, especialmente nos negócios. Pesquisas recentes indicam um desafio significativo na promoção da igualdade de oportunidades para mulheres em cargos de liderança. De acordo com os resultados do estudo “Panorama Mulheres 2023”, conduzido pelo renomado Talenses Group em parceria com o Insper e divulgado em maio de 2023 pela HSM Management, apenas 17% dos cargos de presidência em empresas são ocupados por mulheres. Aquelas que fazem parte da minoria, estão fazendo grande diferença em seus mercados de atuação e abrindo portas para uma nova geração.

Embora o imaginário coletivo possa sugerir que as mulheres são menos ambiciosas do que os homens, o 9º relatório anual Mulheres no local de trabalho, estudo da McKinsey e da LeanIn.org, mostra que não. Os dados indicam que as mulheres continuam a ser altamente ambiciosas em todos os níveis da hierarquia corporativa e estão tão interessadas em serem promovidas quanto os seus pares masculinos. Por isso, construir marcos em seus mercados tornou-se meta para valorização corporativa e equidade de gênero dessa e de próximas gerações.

Esse é o caso das executivas Silvia Moraes, vice-presidente administrativa da Embracon; Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Rede de Farmácias Pague Menos & Extrafarma; Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia; Nathalie De Gouveia, CEO da Wella Company no Brasil; Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho da Astra; e Mônica Sousa, diretora-executiva comercial da Mauricio de Sousa Produções. Confira suas trajetórias profissionais e relatos.

Silvia Moraes, vice-presidente administrativa da Embracon

Serviços Financeiros

Silvia Moraes. Foto divulgação.

Iniciou sua carreira em 1989. Com vasta experiência e conhecimento do mercado de consórcio, em 2022 e 2023 foi indicada como uma das CEOs mais admiradas do Brasil, segundo o Grupo Gestão RH. Na Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil, é responsável pelas diretorias de controladoria, planejamento estratégico, GRC (governança, risco e compliance), relacionamento com o Cliente, PR (pessoas e resultados), TI (tecnologia da informação), jurídico e sourcing.

Patriciana Rodrigues. Foto divulgação.

Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de administração da Rede de Farmácias Pague Menos & Extrafarma

Varejo Farmacêutico

Patriciana Rodrigues é uma figura proeminente no cenário empresarial brasileiro, atualmente, ocupando o cargo de presidente do conselho de administração da Rede de Farmácias Pague Menos & Extrafarma, uma das maiores redes do varejo farmacêutico do Brasil. Com formação em Engenharia Civil, MBA em Marketing e vasta experiência na empresa desde os 19 anos, ela desempenhou papéis cruciais ao longo de sua carreira, incluindo liderança em projetos empresariais e marketing de alto nível. Patriciana também foi responsável por iniciativas inovadoras, como o Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos e o Encontro de Mulheres, além de estratégias digitais de sucesso. Seu foco em eficiência operacional, estratégias de preços e programas de fidelidade personalizados ajudaram a solidificar a posição da marca. Em 2020, ela assumiu a presidência do conselho de administração da Pague Menos, marcando um novo capítulo na empresa durante seu processo de IPO e destacando seu compromisso com a equidade de gênero e a continuidade da gestão familiar. Patriciana é uma líder visionária que desempenhou um papel fundamental no sucesso e na evolução da Pague Menos.

Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia

Débora Bertini. Foto divulgação.

Construção Civil

Arquiteta e Urbanista com mais de 20 anos de atuação no mercado de incorporação imobiliária. Iniciou sua carreira na área de concepção e desenvolvimento de produtos passando pelas mais diversas áreas dentro de uma incorporadora. Hoje, atua como diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia, desde 2013, com expertise em mercado de alto padrão. Sob sua direção comercial, a MPD estimou um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 1,1 bilhão em 2023.

Mônica Sousa, diretora-executiva comercial da Mauricio de Sousa Produções

Entretenimento

Mônica Sousa. Foto divulgação.

Mônica Sousa foi a inspiração para a personagem mais famosa do Brasil e é diretora-executiva comercial da Mauricio de Sousa Produções, signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Conselheira do projeto Winning Women, recebeu em 2018, o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, concedido pela Comissão de Defesa de Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Formada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), atualmente, é responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento e novos projetos da companhia. Em 2016, criou o projeto “Donas da Rua”, com apoio da ONU Mulheres, que reforça a presença das personagens meninas da Turma da Mônica para estimular a autoestima das futuras mulheres. Em 2019, o projeto recebeu menção honrosa no Prêmio WEPs. Brasil 2019, que tem como realizador o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (EU), com o objetivo de promover o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.

Nathalie De Gouveia, CEO da Wella Company no Brasil

Setor de beleza

Nathalie De Gouveia. Foto divulgação.

Nathalie De Gouveia é CEO da Wella Company no Brasil, empresa que está presente no país desde 1954 e atua por meio das marcas icônicas Wella Professionals, Sebastian Professinal, Nioxin, OPI, weDo/, Koleston, Soft Color e Blondor. Nascida na França, a executiva é graduada em Administração e Negócios por La Sorbonne University (Paris) e acumula sólida experiência em varejo. Trabalhou por cerca de 10 anos em empresas europeias de moda e joias, além de ter atuado por 8 anos na The Body Shop, onde foi diretora comercial (de Iberia e do Brasil) e posteriormente CEO no mercado brasileiro. Na Wella Company, Nathalie assumiu a posição em dezembro de 2020 e sob sua gestão a empresa se tornou líder no mercado profissional de beleza no país, tanto em coloração quanto em tratamento.

Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho da Astra
Indústria

Ana Oliva Bologna. Foto divulgação.

Ana Oliva Bologna é formada em administração de empresas e há mais 20 anos está no mundo dos negócios. É presidente do Conselho de Administração da Astra e coordenadora dos Comitês de Estratégia, Investimentos, Sustentabilidade e Inovação e de ESG; diretora da Japi, sócia da F A Oliva, presidente do Conselho Consultivo da financeira Finamax e diretora-presidente do Instituto Oliva. Entre os marcos de sua gestão estão desafios ligados ao crescimento, ampliação e inovação das empresas, tais como transformação digital e cultural, alinhamento ao propósito, implantação de gestão de pessoas e sucessão, alto desempenho das unidades de negócios, governança corporativa, perpetuação do legado e cultura do fundador e condução da jornada ESG. Coordenou e liderou o processo sucessório do fundador, Professor Francisco de Assis Oliva. Durante muitos anos dividiu sua rotina com a paixão pelo esporte, mais especificamente pelo Triathlon. Foi recordista feminina do Ironman Florianópolis, em 2011, e o esporte trouxe diversas lições, dentre elas: praticar o exercício diário da disciplina, ser resiliente e lidar com as variáveis incontroláveis. Ana também surfa.

Leia aqui mais notícias sobre negócios.