fbpx

1

Mercado de luxo, entenda por qual motivo ele cresce tanto

close up on beaujtiful woman in luxury travcel house

Por *K. Daniela Rocha, Ceo da Begold Imóveis, imobiliária focada em venda de imóveis de luxo com sede na cidade de Ribeirão Preto -SP

Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Brasil vendeu 74.570 novos imóveis até maio de 2022. O total equivale a um crescimento de 26,6% nos cinco primeiros meses de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021. Quem puxou as vendas, foram os imóveis de Médio e Alto Padrão (MAP) que apresentaram o crescimento de 145,3%, com a venda de 19.620 unidades.

O que são imóveis de luxo?

Embora pareça óbvio, o que caracteriza um imóvel de luxo, não é só o preço. Os imóveis de luxo são avaliados não só por seu valor de mercado, mas também pelos arquitetos que assinam o projeto, pelos materiais utilizados na construção e até pelas marcas de grife de suas mobílias em casos de venda em modalidade porteira fechada. Além, é claro, do valor do metro quadrado de onde o imóvel foi construído e a estrutura do condomínio. Ou seja, é um conjunto de itens que são avaliados e juntos o definem como um imóvel de luxo.

3 características que agregam valor aos imóveis.
Existem alguns pontos que ajudam a agregar mais valor aos imóveis e torná-los exclusivos. Confira:

1. Localização. Casas e edifícios que ficam em locais onde o metro quadrado é mais valorizado. A valorização, geralmente, ocorre pela proximidade de pontos turísticos, centros comerciais, fácil acesso a shoppings, restaurantes, bares, academias e escolas em zonas nobres da cidade.

2. Casas ou Edifícios com estrutura de Lazer. Piscina, Sauna, academia e espaço gourmet são exemplos de ambientes que muitos consumidores buscam nesses imóveis.

3. Tecnologia. A automatização é um item indispensável para imóveis de luxo, dispositivos que regulam o funcionamento de persianas, luzes e ar-condicionado são bem recebidos pelos clientes.

Crescimento do mercado imobiliário de luxo em 2022

Não é novidade que a Taxa Selic aumentou e causou certo espanto no público investidor, chegando a 13,75% ao ano, segundo o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Porém, apesar das frequentes altas, que têm trazido impactos ao ramo imobiliário, isso não afetou o mercado de luxo. Segundo a pesquisa Perspectivas da economia brasileira e do mercado imobiliário, feita pela agência Brain Inteligência Estratégica, o mercado de imóveis de luxo e alto luxo cresceram 14% em abril deste ano em relação ao mesmo período no ano passado.

De acordo com o estudo, em 2022, o crescimento no segmento de luxo deve ser de 53% e para as unidades de médio-alto padrão, 59%, até o final de 2022. O boom do mercado imobiliário de luxo

Para concluir, uma das respostas desse crescimento mesmo com as taxas altas da Selic, é o um reflexo do período pandêmico, onde as pessoas acabaram passando mais tempo em seus lares e percebendo uma necessidade maior de conforto para o trabalho remoto e para as crianças.

O resultado foi justamente uma maior busca por imóveis para moradia com lazer completo, já que o trabalho híbrido se tornou uma realidade para muitos e com isso uma preferência por ambientes mais aconchegantes, bem localizados, entre outros.

dani 01

K. Daniela Rocha é Ceo da Begold Imóveis, imobiliária focada em venda de imóveis de luxo com sede na cidade de Ribeirão Preto -SP, atualmente com um portfólio de imóveis superior a 250 milhões de reais. Além disso, é Graduada em Publicidade e Propaganda e atua há mais de 10 anos como Growth Hacker com expertise em negócios imobiliários.