Pesquisas apontam para a necessidade de profissionais com habilidades digitais em todos os setores. Empresas devem investir em qualificação
São Paulo, abril de 2020 – Em um mundo mergulhado em mudanças tecnológicas constantes a aquisição de novas habilidades, principalmente digitais, é um fator muito valorizado na hora da contratação ou quando pretendemos reciclar nossos conhecimentos. A Afferolab, empresa líder no País no setor de aprendizagem Corporativa, entende que os conceitos de qualificação (upskiling) e requalificação (reskilling) não são algo novo, mas são necessários para o momento atual onde, segundo pesquisa da Digital House, 88% das empresas afirmam que precisam de profissionais com habilidade digitais.
Dados apontam que as empresas estão atentas a importância de novas aptidões e demandam um profissional cada vez mais atualizado com as exigências do mercado digital. No relatório “Agenda 2020: Expectativas do empresariado para o país e os seus negócios”, da Deloitte, as informações apontam que 33% das empresas pretendem manter o seu quadro de funcionários com substituições, enquanto apenas 9% diminuirão o quadro de funcionários. Dentro desse universo, os números confirmam que dos motivos para demissões e/ou substituições 45% são para a substituição de um profissional mais qualificado e 35% para aplicar a robotização e/ou automação de processos.



Estudo do LinkedIn aponta que dentre as 15 profissões emergentes do Brasil, grande parte gira em torno do mercado digital como gestor de mídias sociais, engenheiro de cibersegurança, cientista de dados e especialista em inteligência artificial
Contratar novos profissionais ou investir na equipe ?
O investimento em qualificação da força de trabalho e desenvolvimento de capital humano é um investimento benéfico mesmo na ausência de escassez de habilidades, sendo considerada uma vantagem competitiva. Orientar o seu colaborador nas escolhas de qualificação pode ser uma grande vantagem para a empresa que ganha em conhecimento e aperfeiçoamento dos serviços.
No que diz respeito ao desemprego tecnológico, o trabalhador não precisa competir com as máquinas, mas deve saber usá-las para viabilizar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
Sobre a Afferolab
A Afferolab é uma empresa líder no País no setor de aprendizagem Corporativa, no desenvolvimento de soluções direcionadas para a performance das empresas. Com mais de 20 anos de atuação, em 2018 teve mais de 1 milhão de pessoas impactadas em seus treinamentos.
Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Ana Caroline Carvalho | Ketchum Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br